• w-facebook
  • Branca Ícone Instagram

(32) 3228-8300 | (32) 3228-8303

Desenvolvido por

unlike criativo

Avenida Garibaldi Campinhos, nº 170 - Vitorino Braga | Juiz de Fora | MG

@2019 por Colégio dos Santos Anjos - Juiz de Fora.

Todos os direitos reservados!

Ensino

Proposta Pedagógica

   O Colégio dos Santos Anjos tem a sua filosofia educacional inspirada nos princípios cristãos e nos ideais de sua fundadora Madre Maria São Miguel: "Para o apostolado do ensino é preciso o espírito de Jesus Cristo, a coragem, a estima das almas!".

   Para educar seus jovens de modo digno de Deus, são desenvolvidas práticas pedagógicas que encaminham os educandos para a construção de uma sociedade mais justa e humana, procurando formar cidadãos conscientes de suas responsabilidades, aptos não apenas a enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, mas imbuídos da importância dos valores que norteiam a boa convivência, respeitando sempre as diferenças individuais e com ênfase nas potencialidades de cada um, educando para o verdadeiro exercício da cidadania.

  A proximidade com alunos e famílias, propicia que cada um seja reconhecido como único, essencial e parte de um todo; esse acompanhamento individualizado e cuidadoso,  consolida o crescimento humano que defendemos.

Educação Infantil

 Desenvolvemos na Educação Infantil a Metodologia Natural de Alfabetização (Método Natural); esta metodologia se assemelha aos processos mentais que caracterizam o pensamento da criança e sua forma de obter e estruturar o conhecimento, aproximando-se da maneira pela qual ela aprende, visando o seu desenvolvimento pleno, integral e harmonioso nos aspectos cognitivo, psicomotor, social, emocional e cultural.

 Esse método consiste na aplicação de estímulos, possibilitando que a criança se desenvolva de forma lúdica, experimentando, explorando, participando, convivendo, conhecendo-se e expressando sentimentos e emoções, participando ativamente de todo o processo de aprendizagem.

  O relacionamento entre Escola e Família, pauta-se no respeito e na afetividade, buscando um alinhamento de ações, compreendendo que nesta fase, pais e professores são referência para a criança, modelos a serem seguidos, devendo portanto estar em consonância, diária e harmoniosa.

Ensino Fundamental

  Neste segmento, os conteúdos propostos estabelecem conexões dos saberes do aluno com aprendizagens de diversas áreas do conhecimento, fazendo com que o discente seja encorajado a solucionar desafios e integrar informações. Ampliar as referências culturais e as habilidades dos alunos, o fortalecimento dos laços de solidariedade humana e o aprofundamento dos valores espirituais para uma vivência fraterna, são propostas constantes da equipe do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) do nosso Colégio.

   O Ensino Fundamental visa a formação básica do cidadão, dentro do desenvolvimento da capacidade de aprender, da compreensão do ambiente natural e social e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

  Associado à aquisição de conhecimentos e habilidades está a formação de atitudes e o fortalecimento dos vínculos com a família que consolidam a formação integral do aluno.

Ensino Médio

Vestibulares

   O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica, e como tal, é a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, tendo em vista o prosseguimento de estudos posteriores.

​    O planejamento pedagógico criterioso e a experiência de nossos profissionais transmitem a segurança e a serenidade necessárias para as várias avaliações a que os jovens são submetidos nessa etapa da vida acadêmica.

  A preparação para o ambiente profissional e para o exercício da cidadania estão presentes nas ações desenvolvidas com os discentes, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e o pensamento crítico.

   O Colégio dos Santos Anjos de Juiz de Fora conta com uma Coordenação específica para PISM e ENEM, a Coordenação de Vestibulares.

  Analisa, juntamente com a Coordenação Pedagógica, o desempenho dos discentes tanto nas avaliações internas (provas, testes, trabalhos) como nas externas (PISM e ENEM), traçando estratégias para otimizar a aprendizagem.

   

   O trabalho mais importante dessa coordenação se refere à orientação para o PISM e o ENEM, esclarecendo e orientando pais e alunos durante as várias fases desses concursos. O Colégio realiza três simulados no ano e que têm a mesma estrutura das provas do PISM da UFJF. A distribuição do número de questões, a pontuação das provas objetivas e discursivas, o tempo para os alunos fazerem as provas e a organização em dois dias seguem rigorosamente o que é estabelecido pelo edital da UFJF.

 

    Isso permite aos alunos, aos professores e à Coordenação "simularem" exatamente as mesmas condições deste importante concurso. Também fornece um diagnóstico preciso de quais são as maiores dificuldades dos alunos. 

Serviço de Psicologia Escolar

   O Serviço de Psicologia Escolar, tendo como referência conhecimentos científicos sobre desenvolvimento emocional, cognitivo e social, atua no processo ensino/aprendizagem junto à equipe pedagógica colaborando com conhecimentos e experiências atualizadas na tomada de decisões, seleção de estratégias de manejo de turma, apoio ao professor no trabalho com a heterogeneidade presente na sala de aula, desenvolvimento de projeto de orientação profissional, desenvolvimento de técnicas inclusivas para alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou comportamentais, programas de desenvolvimento de habilidades sociais, e outras questões relevantes no dia a dia da sala de aula, nas quais os fatores psicológicos tenham papel preponderante.

Serviço Social

   Frente a um contexto social cada dia mais complexo, o profissional de Serviço Social no âmbito educacional, atua, dentre outras ações, na manutenção da Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), por meio da Política de Concessão de Bolsa de Estudo Assistencial.

 

   A intervenção do assistente social também se materializa em projetos sociais da Instituição, no fortalecimento da relação escola-aluno-família, na ampliação da rede de proteção social e influencia para a acessibilidade da população à educação e à sociedade.

Serviço de Pastoral Escolar

   O Serviço de Pastoral do Colégio está presente em todos os setores do Colégio, desenvolvendo projetos evangelizadores e animando a participação de todos na missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado pela comunidade educativa, através de atividades específicas. Incentiva a vivência da fraternidade e dos ideais de nossa Fundadora, Madre Maria São Miguel e o Carisma da Congregação dos Santos Anjos: "...ser presença de Deus, no serviço à vida, por amor."

         

   Esse serviço coordena e apoia a Catequese de Primeira Eucaristia e Crisma, cujo objetivo é levar ao amadurecimento da Fé, que se processa ao longo da vida em distintas etapas, respeitando o tempo necessário de cada criança e de cada adolescente para que se tornem verdadeiros discípulos de Jesus, construtores do Reino de Deus.

 

   Outra vertente do Serviço de Pastoral Escolar é o trabalho com a Liga Jovem que tem sua estrutura apoiada na proposta de que os jovens participantes assumam seu protagonismo na sociedade, ajudando a torná-la mais fraterna, justa e igualitária. Em encontros semanais com seus assessores, este grupo de jovens é convidado a se revestir de coragem, alegria e ideias que os impulsionem no papel de transformadores da sociedade.

Serviço Disciplinar

  O Serviço Disciplinar tem a finalidade de zelar pela disciplina, horário, apresentação do uniforme, cumprimento do Regimento Escolar, respeito no ambiente educacional, encaminhamento dos alunos aos atendimentos especiais e assessoria aos professores.

Projetos e Responsabilidade Social

Acompanhamento do Aluno

   Em busca de caminhos que atendam as necessidades dos alunos e da sociedade atual, em consonância com a filosofia do colégio, desenvolvemos vários projetos e ações de responsabilidade social, são eles: Festa Julina, Festa da Família, aulas excursionais e trabalhos de campo, Projeto de Orientação Profissional, celebrações religiosas, momentos de formação e convivência, Projeto Representante de Turma, Feira das Ciências, Semana Literária, Gincana da Solidariedade, Enxoval para Mães Carentes, Campanha do Agasalho, Jogos Inter Santos Anjos, OLISA (Olimpíada Interna Santos Anjos), Momento Cívico, Projeto Campanha da Fraternidade, Liga Jovem Santos Anjos, Visitas ao Residencial Madre Maria São Miguel, casa para idosas residentes e religiosas.

  O acompanhamento do aluno é realizado com extrema atenção pelos professores e equipe pedagógica através de reuniões com os pais/responsáveis por segmento e ano/série, atendimento individualizado ao aluno e sua família. O Conselho de Classe é uma ferramenta que oportuniza avaliar o desempenho do aluno, bem como traçar estratégias de resignificação da aprendizagem. A partir do 1º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, o colégio disponibiliza o Portal Educacional para o acompanhamento de notas parciais e finais, conteúdo ministrado, frequência e atividades.

​ O acompanhamento escolar da Educação Infantil se dá através de reuniões de pais que acontecem ao longo do ano letivo, atendimentos individuais às famílias com o objetivo de acompanhar, orientar e informar sobre o desenvolvimento da criança e ainda de relatórios descritivos entregues aos pais/responsáveis ao final de cada etapa letiva.

Equipe Santos Anjos

  A Equipe Pedagógica é formada por profissionais capacitados e preparados para integrar o processo educativo do Colégio. São professores e pedagogos com pós-graduação, cursando especializações e mestrado em suas áreas afins. Uma das maiores virtudes do corpo pedagógico é o trabalho em equipe e o cuidado individualizado com cada discente dentro de uma relação afetiva e acolhedora.

   A Equipe Administrativa é composta por colaboradores competentes e treinados para atuarem nos diversos setores do colégio. São profissionais que visam a um atendimento com presteza e zelo.

   Os profissionais dos Santos Anjos formam um grupo sólido e alinhado com os princípios de formação, conhecimento e envolvimento exigidos pelo Colégio.